27 fevereiro 2008

MRTG

O Multi Router Traffic Grapher (MRTG) é uma ferramenta de monitoração que gera páginas HTML com gráficos de dados coletados a partir de SNMP ou scripts externos. É conhecido principalmente pelo seu uso na monitoração de tráfego de rede, mas pode monitorar qualquer coisa desde que o host forneça os dados via SNMP ou script. Foi desenvolvido por Tobias Oetiker e Dave Rand. Foi escrito em Perl mas utiliza um módulo em C para gerar os gráficos.

Características

Mede sempre 2 valores, no caso de tráfego, pode ser Entrada e Saída.

Faz as leituras via SNMP ou através de script que retorne um formato padrão.

Coleta dados a cada 5 minutos por padrão, mas este tempo pode ser aumentado.Cria uma página HTML com 4 gráficos (diário, semanal, mensal e anual).

Se algum deles não for necessário pode ser suprimido.

O MRTG pode avisar caso o valor do gráfico atinja um valor pré-estabelecido. Por exemplo: se determinado servidor atinge 95% do espaço do disco, o MRTG pode mandar um e-mail.

Possui uma ferramenta para gerar os arquivos de configuração: o CFGMAKER.

Possui uma ferramenta para gerar um página de índice para os casos em que muitos ítens são monitorados: o INDEXMAKER

O MRTG é software livre distribuído nos termos da GNU General Public License.


www.mrtg.org

3 comentários:

OLED disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.

Ranieri Marinho de Souza disse...

Muito boas suas dicas

Abraços,
Ranieri Marinho de Souza
Segurança da Informação

http://www.segr.com.br/
http://blog.segr.com.br/

Arth Informática disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Lucas