18 setembro 2006

Artigo Científico - Parte 1

1 – Tecnologia

1.1 Definições e Conceitos

Os dados são elementos da informação, em forma apropriada para armazenamento. O conhecimento é a informação ou noção adquiridos pelo estudo ou pela experiência, consciência de si mesmo. A sabedoria é um grande conhecimento, uma qualidade ou conjunto de várias informações. O que a sabedoria, os dados e o conhecimento têm em comum são o poder da informação, apesar de que cada um o representa de diversas formas.
A informação é o maior bem que o ser humano pode adquirir. Ela pode ser expressas de vários jeitos, podendo ser caracterizados através da escritas ou fala. Pode ser repassada de gerações ou ser descobertas recentemente através de vários estudos.
A tecnologia é constituída de um conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de uma atividade profissional.
Enquanto a informática é a ciência que visa ao tratamento; da informação através do uso de equipamentos da área de processamento de dados. O ser humano sempre busca aprimorar estas duas áreas, sempre fazendo o seu aperfeiçoamento, mas ele nunca está satisfeito. A vantagem que o homem obtêm sobre os outros seres vivos é a capacidade de raciocínio, poder que ele usa para aprender cada vez mais sobre tal assunto, e faz várias descobertas sobre elas. Por isso a tecnologia e conseqüentemente a informática nunca respondem aos anseios humanos, pois sempre esperamos cada vez mais a ser descoberto, novas tecnologias, novas ciências, etc. Sempre buscando a perfeição nas coisas que fazemos e pensamos.
O profissional técnico é aquele que é perito em determinada técnica o qual atua, enquanto o profissional humano é o profissional que age mais com os sentimentos humanos, usando menos os conceitos técnicos.

1.2 Embasamento Histórico Da Informática

O surgimento da tecnologia são resultados da busca do homem pela melhoria do seu cotidiano. Nos seus primórdios, os seres humanos desenvolveram várias técnicas para fazer cálculos. O mais eficiente foi o ábaco, que em algumas civilizações é usadas até hoje. Depois, alguns cientistas buscavam aprimora-los. Com isto foram construídas várias máquinas com a intenção de fazer cálculos mais exatos. Isto foi à válvula de escape para que a humanidade descobrisse ferramentas poderosas para facilitar a sua vida.
Conforme a história, os computadores desempenham um papel de grande importância. O seu progresso aconteceu numa velocidade vertiginosa com a invenção do microprocessador. Nesse objeto de silício residem centenas de milhares de componentes eletrônicos que tornam obsoletos os enorme “dinossauros” do tamanho de uma sala que até poucos anos atrás dominavam o mundo dos computadores. Hoje, eles ocupam apenas um canto de uma sala ou até mesmo uma simples mesa com a criação dos notebooks.
A utilização da tecnologia está relacionada em várias áreas profissionais. Seu uso, na atualidade, é indispensável em qualquer lugar. Como por exemplo, na medicina, que é usada para fazer raios-X, ultra-som, entre várias outras operações. Se acontecesse um bug onde todos os computadores parassem de funcionar por apenas 1 minuto, poderia acontecer catástrofes de grandes proporções. Isto mostra como a humanidade tornou-se dependente dela.


1.3. A Tecnologia Atual

A tecnologia é constituída de um conjunto de conhecimentos, especialmente, princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de uma atividade profissional.
É uma área ampla, de grande dimensão, pois abrange muitas ciências. Desde os primórdios da civilização moderna, têm sido motivo de grande importância na vida humana, pois, com ela, foi possível fazer grandes descobertas e evoluções que vem crescendo até hoje. No cotidiano, podemos contar com grandes inventos que foram realizados através de pesquisas e estudos. Mesmo sem perceber, o homem está cercado de objetos que foram feitos para facilitar sua vida.
Com esse intuito que o ser humano vêm buscando cada vez mais, tecnologias que satisfaçam a sua necessidade.
Atualmente, o comércio tecnológico é um mercado que está em grande expansão. As empresas têm realizado altos investimentos para a fabricação de seus produtos. Eles estão cada vez melhores e com alto poder de sofisticação como, por exemplo, os celulares, que podem ter embutido no mesmo aparelho rádio, câmera, gravadora de vídeo entre outras aplicações.
Com esta concorrência que as empresas têm, elas só tendem a fazer altos investimentos, para conseguir cada vez mais, ser a mais inovadora. Com isso, a tecnologia só tende a crescer ainda mais. Que venha mais sofisticação e menos problemas pra humanidade.
Por Jonathas Alves

Nenhum comentário: