16 setembro 2006

Artigo Científico

Inclusão Digital

Eder Silva[1]

Resumo

O presente artigo busca discutir as informações, que no âmbito da informática existem, elas desde o princípio da humanidade nos rodeiam, e a ela sempre busca estar fazendo com que a mesma seja sempre aprimorada e evoluída para o bem-estar próprio de cada pessoa, estando sempre conosco caminhando para melhorar o nosso intelecto. Mas, nem todos têm acesso a este tipo de informação, com isso surge a inclusão digital para modernizar estas diferenças e levar a todos a facilidade e comodidade que a informação nos proporciona. Ela vem como uma ânsia de se ter um maior reconhecimento do valor do ser humano, que hoje sofre muitas discriminações. No mundo atual, vários projetos foram criados e elaborados para solucionar estes “problemas”.


1 - Tecnologia

1.1 – Conceitos e Definições

As informações difusas que os dados têm não nos trazem uma formação do conhecimento, ou seja, não moldam o nosso saber. Segundo Othon Garcia[2]: “... excesso de dados não formam o conhecimento.” Ser sábio é saber elaborar e aplicar os dados.

A informática em si nos traz um conforto e praticidade, mas, em certos momentos de nossa vida, ela torna-se inútil para atender os nossos anseios, pelo motivo de não exprimir sentimentos e vontades próprias.

Toda a tecnologia que hoje existe tem seus princípios na elaboração de uma melhoria da vida, mas, é necessário sabedoria, pois ao mesmo tempo em que a temos em nossas mãos, a mesma pode condenar-nos ao nosso fim.


1.2 – Embasamento Histórico da Informática

Desde o princípio da humanidade, o homem usa a sua inteligência para facilitar a sua vida. A partir dessa necessidade, surge a tecnologia, que vem a cada dia aprimorando-se mais; a evolução de tudo isso é surpreendente, do mais simples contador numérico aos pequenos chips de silício que contem milhares de componentes eletrônicos.

Toda esta evolução da tecnologia exige muito do potencial humano, fazendo com que, a cada dia, busquemos mais ainda aumentar os nossos conhecimentos. Segundo a coleção “Entenda o Computador” da Nova Cultural: “Apesar da rapidez estonteante dos modernos avanços, os fundamentos da revolução do computador edificaram-se de maneira lenta e irregular.”. Isto nos mostra que a tecnologia não surge como algo perfeito, e, sim, como algo que evolui a cada dia.

Toda a tecnologia criada pelo homem tem por objetivo a sua melhoria de vida, mas, a ambição e a busca pelo poder fazem com que este objetivo seja revertido numa tecnologia “negra” com o intuito de trazer um beneficio singular e não coletivo, motivo pelo qual surgem atritos entre nações e até guerras.


1.3 – Tecnologia e Atualidade

Hoje, a tecnologia, que abrange muitas áreas, tem muitos avanços como no campo da medicina, agricultura, ciência, entre outras; cada uma visa à facilitação ou melhorias para a população, quanto na saúde e no bem-estar pessoal.

Na agricultura, com a criação dos alimentos transgênicos, melhoramentos de sementes. Na medicina, facilita todas as situações médicas, como operações, exames, fabricação de remédios, entre outros. No próprio ramo da informática, houve um salto gigantesco desde o ábaco aos supercomputadores de hoje.

O mercado da tecnologia é muito amplo, atingindo várias camadas sociais, com vantagens e desvantagens. As vantagens são as facilidades são as comodidades proporcionadas por ela no nosso dia-a-dia. Por outro lado, existem desvantagens como desemprego, exclusão digital.

Os desafios a serem enfrentados com todo este avanço tecnológico são muitos, desde um bom planejamento do uso e implantação da tecnologia; a facilitação ao acesso à tecnologia para a população; as conseqüências do uso mal intencionado de tanta tecnologia, que causa fome, doenças e mortes. Um uso consciente dela só vem a nos trazer benefício.


2 – Inclusão Digital

2.1 – Conceitos Gerais do Tema

Inclusão digital ou Info-Inclusão é todo o processo de acesso ao meio digital, feito por meio de ferramentas que facilitem a universalização das informações que são disponibilizadas.

Esta inclusão significa a facilitação ao acesso ao meio para pessoas de baixa renda, quanto aos portadores de necessidades especiais.

Hoje, com todo este avanço tecnológico existente, as grandes massas não têm muitas oportunidades para conhecer todo este processo evolutivo.

Seu surgimento deu-se da ânsia de se universalizar a informação, para que isso fosse possível para ser realizado, muitos projetos envolvendo o tema foram apresentados e discutidos.

A Inclusão Digital, atualmente, vem crescendo, o Brasil é um exemplo, com projetos do Governo Federal, exemplos: Computador para Todos – Cidadão Conectado, entre outros programas. Estes projetos trazem muitos benefícios para a sociedade, que deixa de ser analfabeta digitalmente, por outro lado, mais investimentos devem ser feitos para ampliar todas esta inclusão. Segundo a WIKIPEDIA: “Inclusão digital é poder ter acesso a uma tecnologia que, antes, não poderia ser usada por todos, se incluir e se deixar desenvolver pela nova revolução tecnológica.”.


2.2 – Problemática e Soluções

Para amenizar um pouco de todo este universo de inclusão digital, tem-se que fazer vários estudos de campos, específicos e direcionados. Hoje, são levantados muitos pontos que prejudicam o avanço da inclusão digital; um deles é a falta de incentivo e empenho por parte do Governo, que mesmo com projetos inclusionistas, não alcança toa à população.

Outro problema levantado, parte da própria pessoa, que muitas vezes tem medo de todas estas novidades. O medo de conhecer e ter contato com tecnologia. Para muitas o novo e o desconhecido causam medo, isso desmotiva e faz com que a falta de interesse apareça.

Para que possamos realmente tornar a inclusão digital algo mais concreto e real; o Governo Federal deve assumir a responsabilidade e buscar parcerias com empresas que se interessam sobre o assunto. Muitas delas vêm na inclusão digital um meio de ajudara sociedade, além dos benefícios que serão oferecidos pela parceria com o Governo.

Agora as pessoas têm que vencer as barreiras, quanto do medo, quanto do preconceito e buscar sempre uma melhor qualidade de vida, um bem-estar pessoal, para podermos ser reincluídos na sociedade e não ficarmos fora de toda a evolução que o mundo caminha.


Conclusão

Os objetivos deste artigo além de mostrar sobre um tema novo, uma visão de crescimento, serve como alerta para todos os interessados no assunto inclusão digital. A problemática abordada vem com apreço abrir os olhos da sociedade para o tema, que tem muita importância nela hoje.

O tema abrange toda a área de informática, tanto nos seus princípios básicos, como nos frutos que podem ser colhidos com a implementação da inclusão.

Desde o principio, nota-se que o acesso à tecnologia era restrito, isso foi um ponto que dificultou todo o processo de inclusão.

As soluções apresentadas no artigo são apenas algumas pontas de todo este “iceberg”, que quando for observada com mais atenção e compromisso, fará com que surjam projetos mais consistentes e que mostrem melhores resultados.

O tema inclusão digital foi escolhido por mostrar um lado da realidade social que nem sempre é olhada com compromisso por parte do Governo. E para que não tenhamos novamente, um mundo dividido e que acabe discriminando mais ainda as pessoas com pouco ou nenhum conhecimento, inclusive na área de informática.


Referências Bibliográficas:

"Entenda o computador". Editora Nova Cultural – 1988.

WIKIPEDIA. A Enciclopédia Livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_digital>. Acesso em 11/09/2006.


Asbtract

The present article searchs to argue the information, that in the scope of computer science exist, they since the principle of the humanity in encircles them, and it always searchs to be making with that the same one always is improved and evolved for proper well-being of each person, being always with us walking to improve our intellect. But, nor all have access to this type of information, with this the digital inclusion appears to modernize these differences and to take to all the easiness and comfort that the information in provides them. It comes as an anxiety of if having a bigger recognition of the value of the human being, that today suffers many discriminations. In the current world, some projects had been created and elaborated to solve these “problems”.



[1] SILVA, Eder. Estudante do curso Tecnologia em Redes de Computadores, Universidade Estadual de Goiás – UnU – Trindade.

[2] Prof. Dr. Othon Moacyr Garcia, autor do conhecido livro didático Comunicação em prosa moderna.

Nenhum comentário: