24 setembro 2006

Relatório de Visita à Linsoft

Resumo:
Visita realizada na empresa Linsoft com sede no município de Trindade - GO tem suas atividades direcionadas ao público que busca aprendizagem na área de informática, visita, esta que teve como objetivo principal conhecer e avaliar os meios físicos, tecnológicos e serviços prestados pela referida empresa, principalmente os relacionados à área de tecnologia de informática, tais como: equipamentos, software, estrutura física, sistemas empregados e serviços oferecidos. E ainda, ter noção do mercado, uma visão empresarial desta área que enfrenta grande concorrência tanto por empresas particulares quanto por instituições públicas que oferecem o mesmo serviço.


RELATO DA SITUAÇÃO:
A visita ocorreu por iniciativa do professor Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado que agendou e acompanhou a turma do Curso de Redes de Computadores ministrado na UEG Trindade. Iniciada por volta das 21hs do dia 11 Set 2006, com a presença do proprietário Milton Antônio Lins que apresentou todo o histórico da empresa bem como nos mostrou a parte física, estrutural, serviços oferecidos e instalações da mesma.
A empresa Linsoft Educação Profissional está sediada na cidade de Trindade – GO à Avenida Manoel Monteiro, nº 521 Jardim Salvador, fone: 3505-1876 oferece como produto final os mais variados cursos na área de informática e treinamento empresarial. Tem como seu idealista, proprietário e fundador o Senhor Milton Antônio Lins, natural desta cidade, jovem com 34 anos e que administra toda parte burocrática e financeira da empresa e ainda atua como professor/instrutor. Possui formação superior em Gestão de empresa, Analista de Sistema e auto didata em Linguagem de Programação, (clipper, cobol, basic, entre outras).
Linsoft Educação Profissional, é seu nome fantasia no mercado, foi fundada no ano de 1992 na cidade de Trindade, então com quatorze anos estabelecida, iniciando primeiramente bem modesta, disponibilizando apenas duas máquinas para os alunos, funcionando em apenas uma pequena sala e tendo como único funcionário o seu proprietário. Passou por um processo de evolução e crescimento enfrentado algumas dificuldades normais para todas as empresas que nascem de um ideal. Já teve seu funcionamento em outros três endereços diferentes na cidade passando sempre para um espaço maior e melhor procurando sempre adequar-se a demanda, crescimento natural e realidade de mercado. Chegou a ter três filiais, sendo elas na cidade de Guapó, Silvânia e região conhecida como Trindade Dois que engloba vários setores do município de Trindade, porém hoje funciona somente na sede em Trindade, não nos sendo repassado o real motivo pelo fechamento destas filiais e nem quando se deu esse fechamento, está estabelecida e registrada com toda sua documentação regularizada desde a fundação, segundo informações do proprietário.
Esta empresa está localizada em um prédio comercial de três pavimentos no endereço acima citado, mas funciona somente no primeiro pavimento que é locado, sendo os demais pavimentos ocupados por alguns órgãos públicos municipais, neste piso funciona toda a parte administrativa e demais instalações da Linsoft, que são: Laboratórios de informática, onde são realizados os cursos de informática, Mini auditório, que é utilizado para treinamento empresarial, sala de recepção e controle de alunos e uma pequena sala de conveniência.
Dentre a gama de cursos oferecidos ao público em geral, podemos relacionar alguns, que são: Windows, Word, Excel, Power Point, Digitação, Programação, Marketing pessoal, Telemarketing e Rede de Computadores. Oferece uma estrutura razoável, sendo um aluno por micro, salas com ar condicionado, certificado de conclusão de curso, material didático, preços compatíveis com o mercado, porém não tivemos contato com os instrutores para avaliar o nível de conhecimento dos mesmos. Foi observado que as máquinas não são de última geração sendo um pouco ultrapassadas, mas atende perfeitamente ao que são destinadas.
Utiliza uma rede ponto a ponto com servidor Windows, toda manutenção é realizada pelos próprios funcionários, os programas instalados são todos encontrados no mercado. Tem como público alvo desde o individuo que nunca viu um micro até aqueles que já estão mais avançados e querem aperfeiçoar ou mesmo tentar outra área, tendo como faixa etária jovens de quatorze anos a idosos, sem limite de idade e segundo dados passados pelo proprietário, a empresa está desenvolvendo estudos para poder ministrar uma iniciação de informática para crianças acima de cinco anos.
O Sr. Milton nos disse que a empresa nos seus quatorze anos de existência já ministrou os mais variados cursos para um público de aproximadamente 12.000 (doze mil) alunos, sendo que 8.000 (oito mil) concluíram e que 8% desse universo estão no mercado de trabalho e exercendo alguma atividade envolvida com informática.

Conclusão:
Podemos observar que o Senhor Milton, proprietário da Linsoft é um lutador, teve e tem um ideal, gosta realmente do que faz, está sempre inovando. Relatou-nos sua história de vida desde sua origem como artesão de família desprovida de recursos financeiros, órfão de pai, sua trajetória pelos mais variados caminhos, mas sempre retornando ao que realmente queria, ou seja, estar no ramo de informática. Hoje está consolidado no mercado e enfrenta todos os problemas normais de uma pequena empresa, não se abate pelo que se pode perceber de sua personalidade.
Essa é uma atividade promissora, uma vez que a informatização hoje é uma realidade e um caminho sem volta e de alguma forma todos vão ter que procurar a incluir-se nesta nova realidade. O mercado é bem concorrido, temos hoje várias empresas privadas, instituições públicas e filantrópicas que disponibilizam essa inclusão digital. Muitas dessas empresas privadas sofrem uma grande concorrência, porém salutar uma vez que só sobreviverão aquelas que realmente oferecerem algo de qualidade, como manda as leis de mercado e a Linsoft vem sobrevivendo e avançando pouco a pouco.
Por Elicanor Bueno

Um comentário:

Anônimo disse...

Faço Curso na linsoft Educaçao profissional, e posso dizer Q o Milton e uma pessoa inteligente, uma pessoa nota 1000... A melhor escola de informatica e a Linsoft !!!