17 outubro 2006

Tecnologia e o Desenvolvimento Militar

A EVOLUÇAO TECNOLOGICA E O DESENVOLVIMENTO MILITAR

Por Elicanor Bueno de Castro
[1]

RESUMO:

O conhecimento e a sabedoria no desenvolvimento de novas tecnologias, novas técnicas e o modo de como estamos em plena evolução cultural e tecnológica, é apresentado neste texto. E, de forma específica, a evolução do desenvolvimento militar, as novas armas e o poder que elas possuem o que estas causam e podem causar a humanidade. Utilizamos uma teoria pertinente centrada em alguns autores que já decorreram sobre o tema.


1.1 – DEFINIÇOES E CONCEITOS

O conhecimento compreende a análise dos diversos tipos de dados, a sabedoria é a prática comedida do conhecimento. E o que podemos perceber conforme Faraco e Moura: “Todo dado elaborado, transforma-se em sabedoria”.
Temos, na informática atual, a dinâmica tecnológica que torna o hoje ultrapassado, amanha, porém, segundo Platão e Fiorin: “não traduzem os anseios metafísicos do homem”.
Nesta atual evolução dinâmica, o profissional técnico não pode deixar de ser humano, não pode deixar de buscar seus anseios e aspirações humanas. Neste caminho, tem que equalizar essas fórmulas de tal maneira a não transformar-se em máquina e mesmo não sucumbir a elas.

1.2 – A EVOLUÇAO DA INFORMÁTICA

Na evolução dos seres humanos e em todas as civilizações que surgiram, o homem despertou para a necessidade de estar aprimorando e desenvolvendo novas técnicas, no intuito de encontrar facilidades para o seu dia a dia, aperfeiçoando os meios de produções, no domínio sobre a natureza e de como tornar-se superior a outros povos através do poder das armas.
Surgiram os mais rudimentares métodos, técnicas e máquinas que para sua época causaram grandes transformações e que são as bases de tudo o que temos nos dias atuais, como por exemplo, podemos citar a invenção da roda, o aparecimento do ábaco
[2], a teoria da relatividades entre tantas outras que poderíamos citar.
A revolução, mas recente, que, no entanto é a evolução dos primeiros mecanismos de calcular, veio com o surgimento do computador que transformou completamente o modo de viver da humanidade de forma geral, estando presente hoje na vida de todos e sem limite próximo para esgotar todas suas funcionalidades, é o que podemos perceber no texto “entenda o computador – A Revolução dos Computadores da nova cultural”.
Esse avanço ocorreu a partir do séc XV, pois até então todos os meios de produção e técnicas estavam adormecidos ou mesmo controlados por poucos, que temiam perder poder e privilégios e onde a ignorância de muitos sustentavam-nos.
Com o surgimento de homens que ousaram desafiar e enfrentar essa realidade recrudescida e o poder dominante, apareceu os primeiros avanços e inventos em várias áreas da sociedade, como o surgimento da primeira máquina mecânica de calcular de Blaise Pascal (1623-1662), a bússola – invento chinês, que proporcionou o descobrimento de novas partes do mundo através das grandes navegações do século XV e o surgimento do iluminismo
[3] na metade do Século XVIII, onde vários pensadores destacaram0se em todo mundo, vindo a culminar com a revolução industrial, onde já era possível perceber claramente toda uma mudança nos processos de produção e evolução cultural baseada bens de consumo e capital.

1.3 – TECNOLOGIA E ATUALIDADE

Estamos presenciando hoje, com enorme rapidez, grandes avanços tecnológicos em todas as áreas do conhecimento humano. Podemos perceber tais avanços no dia a dia de cada um, pois, mesmo aqueles que por mais simples que sejam, sendo os analfabetos digitais ou os marginalizados pela sociedade, entre outros, vêem sendo obrigados de alguma forma a interagirem com essa nova onda da evolução tecnológica que nos domina a cada dia.
Podemos citar, por exemplo, os sit pass do transporte coletivo urbano em que todos têm que utilizar os bilhetes pré-carregados com um determinado número de viajem e que tem que serem utilizados eletronicamente pelo usuário, a automatização das instituições financeiras que nos obrigam a utilizarem cada vez mais os serviços on-line dos caixas eletrônicos e ainda toda uma parafernália eletrônica que vem embutida nos mais diversos aparelhos e utilitários domésticos que muitas das vezes nem sabemos utilizar, em nossas residências.
Exemplos não faltam; essa evolução nos atropela, ocupa seu espaço de tal forma a nós sufocar com tantos recursos detalhes disponíveis que muitas das vezes não sabemos para que servem, podemos citar os diversos aparelhos de controle remotos que temos em casa e que, muitos, só utilizam os botões de ligar e desligar dentre uma infinidade que existem.
O mercado está aí, somos o alvo, e estamos sendo atingidos. O campo é muito vasto, penso até ser sem limite. Temos novas tecnologias para tudo, saúde, educação, segurança, científica, militar e ate mesmo tecnologias inúteis ou maliciosas que só existem pra atrapalhar, os vírus virtuais de computadores.
Mais, como tudo tem dois lados, ou seja, os prós e contras, nesse campo, também, podemos ver claramente essas duas faces, pois a cada dia nós deparamos cada vez mais com as falcatruas virtuais, que estão tentando e muitas das vezes com êxito burlas os sistemas de segurança oferecidos. Estamos conectados em rede de uma forma ou outra e não temos para onde fugir, resta-nos a aprender conviver com ela.


2. – TECONOLOGIA MILITAR

2.1 – A NECESCIDADE DAS ARMAS

As tecnologias militares têm a ver com a necessidade do homem de defender-se, impor sua superioridade e poder de dominação sobre outras nações, ou mesmo, sobre sua própria população. Estas tecnologias são pesquisas votadas para produção e desenvolvimento de armas, classificadas em: armas convencionais, nucleares. Biológicas, químicas e por últimos, as armas eletrônicas e espaciais.
Com o surgimento do homem, veio a necessidade de defender-se, primeiramente, do meio hostil em que vivia, depois de outros grupos e assim por diante ate as dias atuais, e onde teve início a evolução das técnicas e armamentos empregados, conforme cita no site eletrônico (wikipedia):

Os processos mais antigos, ais como a arte rupreste e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e roda, são meios simples para a conversão de materiais brutos e “crus” em produtos úteis.

Sempre foi de suma importância a evolução militar: “ A tecnologia militar é a locomotiva do mundo”, na definição de Roberto Godoy, ( 1998).
Temos, hoje várias tecnologias militares empregadas nos mais diversos ramos da sociedade civil, como por exemplo, a supressão de de ruídos utilizadas nos submarinos militares e que é hoje usada em elevadores, o desenvolvimento da bomba nuclear na década de quarenta, durante a segunda guerra e com isso proporcionou o domínio da tecnologia para produção de energia, dentre tantos outras que poderíamos citar.
A tecnologia militar trouxe, sem dúvidas, grandes benefícios para o homem, porem produziu várias seqüelas na humanidade, pois uma vez mal empregada produz danos irreparáveis, como por exemplo, o emprego por parte de pessoas sem o comprometimento com a vida, de armas nucleares, biológicas e químicas, que não justificam-se o seus usos no mundo atual.

2.2 – PROBLEMÁTICA E SOLUÇOES

A tecnologia militar está sempre em evolução, e seu campo de pesquisa é muito vasto e aparentemente inesgotável, uma vez que é uma dinâmica progressiva. Muitos benefícios deve-se a este processo que vem ao longo dos séculos, mas, também, em mãos erradas, provocou muita dor e destruição, dominação e extermínio de civilizações inteiras como aconteceram com os povos que habitavam nosso continente americano à época do descobrimento.
E, hoje, apesar de tantos exemplos negativos que sucederam-se ao longo do tempo, de homens que provocaram grandes temores sociais devidos as suas ações por meio das armas, tais como: Átila, Nero, Cortez, Napoleão, Hither, Stalin, entre tantos outros não tão famosos, porem não menos cruéis, que a pretexto de uma determinada ideológica, usaram o poder das aramas, investiram no aperfeiçoamento de novas técnicas para exterminar seus opositores e dominar seus povos. Esse ainda é o grande problema que infelizmente ainda temos à nossa frente.
Governos e governantes que manipulam todo uma sociedade, e que vem cada dia mais desenvolvendo novas armas de destruição em massa, como são chamadas essa nova modalidade de armas que tem o poder de causar grandes danos e percas incalculáveis, só preocupam-se em permanecerem no poder, muita das vezes através de um regime que só propaga o medo e o atraso de sue povo.
Com o desenvolvimento da tecnologia nuclear, estamos reféns dos poucos que a detem, e usam esse poder para intimidar e persuadir por meio de ameaças e ações concretas, a fim de conseguirem sues objetivos e impedirem que os outros não a tenham.
Surgimos e vivemos em um mundo desigual, em que prevalece a lógica do mais forte domina o mais fraco, e assim vamos continuar por um longo tempo ainda.

3.0 – CONCLUSÃO

O processo de desenvolvimento tecnológico e cientifico é inerente ao ser humano. Vamos estar sempre em evolução, novas fontes de energia serão descobertas, outros aprimoradas, novos processos de produção irão surgir, bem como os meios de comunicação, transporte, científico e militar tendem as seguir esse caminho.
Nós dessa, geração e gerações futuras seremos sempre sucedidos por outras que irão nos verem como ultrapassados no seu tempo, porém, vivemos o nosso tempo, e analisamos o tempo dos que já passaram e tentamos apreender com eles, a evolução tecnológica fica e é aprimorada.
Quanto à evolução do poderio militar das nações, podemos apenas esperar. Que tenham sempre o bom senso de nos deixar ter esperança em um futuro melhor, mais igual, sem distinção de qualquer natureza, e que não coloquem tudo a perder, uma vez que os entendidos na área falam que essas nações já detem o poder de destruir todo o nosso sonho em poucos minutos, apertando apenas alguns botões.
Resta-nos conviver com essa possibilidade real, procurar contribuir de alguma forma para que isto de ruim não venha a ser concretizado e que possamos mesmos deixar algo de bom à ser lembrado por nossos sucessores futuros.



ABSTRACT
The knowledge and the wisdom in the development of new technologies, new techniques and the way of as we are in full cultural and technological evolution, are presented in this text. E, of specific form, the evolution of the military development, the new weapons and the power that they possess what these cause and can cause the humanity. We use a pertinent theory centered some authors.


[1] Elicanor Bueno de Castro: é aluno da UEG - Universidade Estadual de Goiás, UnU de Trindade onde cursa 1º período de Redes de Computadores, Funcionário Público Estadual, trabalha na Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás.


[2] Ábaco: “é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos”. (http://pt.wikipedia.org/wiki/abaco).


[3] Iluminismo, ou esclarecimento “ foi um movimento intelectual surgido na segunda metade do século XVIII (o chamado "século das luzes") que enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar o universo” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo).

Um comentário:

wilton medeiros disse...

Elicanor, o trabalho de vcs está em um nível bom, vamos agora juntar todos os textos em um só, vamos ver se dá. Pra qual e-mail eu posso mandar as observações? Pro Éder Silva?