31 outubro 2006

Projeto de Pesquisa

1. INTRODUÇÃO

O objeto de estudo dessa pesquisa se constitui das estruturas dos cursos de exatas das Universidades Públicas do Estado de Goiás que abrange o universo educativo superior.

A universidade é uma instituição social que exprime de maneira determinada à estrutura e o funcionamento da Sociedade como um todo. É evidente a importância de se conhecer e avaliar as estruturas das universidades, pois a existência destas é um ato social que atinge a formação da sociedade.

O principal tema a ser tratado neste projeto são as dificuldades que as universidades Públicas do estado de Goiás vêm enfrentando e que impedem a adequada formação de seus universitários especificamente os cursos de ciências exatas. Analisaremos, contudo a relação existente entre políticas públicas e universidades, as influências que determinam o modo de funcionamento das mesmas.

2. MAIORES DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS UNIVESITÁRIOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS DA REDE PÚBLICA.

Os cursos oferecidos pelas universidades públicas especialmente os de exatas passam hoje por diversas dificuldades, no que diz respeito à estrutura. A falta de investimento por parte do governo na área de educação de um modo geral, especificando o ensino superior, é um problema gritante, que merece ser analisado, questionado e solucionado.

Há um descaso evidente, constatado em cursos que não possuem a menor condição de serem realizados. Não existem laboratórios, bibliotecas, sistemas de informatização entre outros problemas.

O corpo docente da rede publica não desfrutam de tecnologias básicas, que poderiam contribuir para um ágil e melhor desenvolvimento das disciplinas.

3. JUSTIFICATIVA

A apropriação de uma universidade ao curso oferecido é um dos fatores primordiais para a formação de um bom profissional, e não é isto o que está sendo observado em diplomas providos pela rede universitária pública de Goiás.

Os cursos oferecidos não apresentam estrutura satisfatória, para um bom desenvolvimento de disciplinas ministradas pelo corpo docente e aprendizado do corpo discente. São inúmeras as queixas por parte dos alunos dessas instituições, a falta de material disponíveis em bibliotecas ou mesmo das próprias bibliotecas, que não oferecem comodidade nem tampouco um sistema organizado para a utilização da mesma; a falta de laboratórios desponta com um quadro crítico de inexistência ou se existente quase invalidez de seus utilitários, aulas práticas são investimento em bons profissionais; prédios próprios da unidade também seriam bons investimentos no incentivo do corpo docente e abrange a excelência de Universidade relevando o funcionamento em escolas e prédios públicos sem infra-estrutura para universitários.

Por meio deste procuraremos destacar e esmiuçar os problemas e dificuldades enfrentadas por todos que de alguma forma estão ligados a instituições públicas de ensino superior.

4. OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral

Demonstrar dados referentes à complexidade do tema, analisando os maiores problemas enfrentados pelas universidades públicas no que se refere à qualidade do ensino dos cursos de ciências exatas.

4.2. Objetivos Específicos

Analisar a infra-estrutura das universidades públicas bem como avaliar se existe adequada estrutura, indispensável para realização dos cursos oferecidos.

Analisar a forma de ensino regida nas universidades enquadrando neste a qualificação do corpo docente.

Avaliar as falhas e suas causas e propor possíveis soluções a administração das universidades, especificamente a coordenação dos cursos de ciências exatas.

Analisar a relação existente entre políticas públicas e universidades, verificando as dificuldades no desenvolvimento do ensino em decorrência desta relação.

5. METODOLOGIA

5.1. Tipo de Pesquisa

Serão utilizados dois tipos de pesquisas, a saber: a pesquisa bibliográfica, constituída principalmente de artigos científicos e livros, visto que permite a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla; e a pesquisa documental. Embora esta última se assemelhe à pesquisa bibliográfica.

A intenção primeira consiste em elucidar a questão da Estrutura dos Cursos de Exatas das Universidades Públicas em Goiás, como uma forma de solucionar e/ou minimizar o quadro caótico o qual se encontra o sistema de Ensino Público Superior, visando, principalmente a melhoria educacional.

5.2. As fontes

É conveniente mencionar como fonte de estudo e fundamentação teórica, bibliografias de diversos doutrinadores renomados que possuem obras relacionadas ao tema em estudo.

5.3. Instrumentos de coleta de dados

Sendo a pesquisa bibliográfica a principal fonte, o instrumento de coleta de dados será o fichamento de informações retiradas desta, objetivando a otimização do estudo a ser realizado. Dessa forma, através das fichas contendo registros de dados documentais necessários ao desenvolvimento e fundamentação do estudo, tem-se uma visão mais dinâmica do tema proposto de acordo com a óptica de diversos doutrinadores.

5.4. Análise dos dados

Os dados coletados estarão dispostos em fichas bibliográficas. Após a coleta dos dados e leitura crítica e interpretativa das fontes, serão observados os critérios utilizados por cada autor no que se refere à disposição dos assuntos. Assim sendo, tem-se uma noção de como separar os assuntos que comporão o desenvolvimento do estudo.

O método utilizado para a análise dos dados consiste no método indutivo, ou seja, partindo de princípios particulares e chegando à generalização como um produto posterior do trabalho de coleta dos dados particulares. Dessa forma, se torna possível à observação dos fatos e/ou fenômenos cujas causas se desejem conhecer.


6. CRONOGRAMA

ETAPAS

Ago – 06

Set – 06

Out – 06

Nov – 06

Entrega do Projeto

X




Revisão da Literatura

X

X



Análise dos dados

X

X



Conclusão e Introdução



X

X

Revisão da Digitação



X

X

Entrega do Projeto




X

7. ORÇAMENTO

Os gastos decorrentes da pesquisa serão distribuídos e arcados pelos componentes do Projeto de Pesquisa. E estão distribuídos entre Material de Permanente, Material de Consumo e Pessoal.

8. REFERÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Educação Superior. Publicações e Eventos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em: 05/08/2006.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Publicações do INEP. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/>. Acesso em 07/08/2006.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Unidades. Trindade. Disponível em: <http://www.ueg.br/>. Acesso em: 12/07/2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Unidades Acadêmicas. Disponível em: <http://www.ufg.br/>. Acesso em 05/08/2006.

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Angelita Guedes, Alessandro José, Eder Silva, Elicanor Bueno, Iza Dourado, Jonathas Alves e Mariellen Oliveira.

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