20 outubro 2006

Artigo Científico

Alessandro José da Silva[1]

Resumo

Visando melhor entendimento, e ampliação do campo de visão, no que se diz respeito a tecnologia e seus avanços, foi realizada a confecção deste artigo de caráter científico. Nele é possível ter maior contato com certas particularidades da informática intercaladas com as verdadeiras necessidades humanas, preocupando sempre com a melhor forma de conciliação nesta relação entre homem e tecnologia. A forma com que a sociedade pôde evoluir intelectualmente e a dependência gerada perante aos benefícios trazidos pelos inventos, é problematizada neste material, visando, assim, conscientização e exposição das idéias de seu autor.

1. Embasamento Histórico da Informática

1.1 Tecnologia e inteligência

A aquisição do saber somente é estendida quando o indivíduo sente a necessidade de questionar sua condição, afim de criar conceitos apoiados em alguma teoria. Para dar este passo, faz-se necessário o abandono do comodismo, para, a partir daí, apoiar-se na busca de conhecimento para ampliar o seu poder de visão. Como é afirmado por Othon Garcia “...O saber é constituído pela pesquisa. A informação hoje está sobrecarregada pelo processo de dados que não formam o conhecimento...”

Contrapondo-se ao abandono do comodismo, temos a informática, ferramenta útil, porém, altamente desestimulante para a busca do conhecimento. A informação gerada de maneira rápida e sem esforço deixa o indivíduo mal acostumado, sem vontade de buscar o saber pelo trabalho de pesquisa e estudo da historicidade. A informática, embora conceituada unicamente como geradora da informação, pode ter o seu aproveitamento divergente, pois a informação pode ou não ser tomada como objeto de estudo.

Somente a aquisição do saber, no entanto, não atende a expectativa do ser humano, pois o indivíduo necessita apoiar tanto em valores teóricos, quanto em humanísticos. Do ponto de vista histórico, temos o homem como maior formador de idéias e modificador da realidade, sendo desta forma, não seria condizente deixar esses valores de lado para apoiar-se somente num recurso, que por sinal, foi por ele criado.

1.2 Processo evolutivo tecnológico

A tecnologia sugere a abreviação do esforço, concedendo a quem a domina maior flexibilidade no desenvolvimento de certas atividades. Esta, em si, sempre foi almejada; desde os primórdios, quando o homem primitivo teve a descoberta do fogo e a criação da roda, pode-se notar o desejo de criar facilitadores para a vida.

Transferindo para a realidade atual, que embora bastante avançada, porém devedora às primeiras descobertas e invenções, notamos que o poder tecnológico virou forma de lucrar. Quanto mais avançada, e melhor empregada, a tecnologia, maiores serão os resultados lucrativos.

Entretanto podemos caracterizar o homem atual em dois tipos: O que usufrui da tecnologia, e o que cria, discute e aperfeiçoa a mesma. Ambos estão amarrados num mesmo laço de dependência, embora o último possa ser dos dois grupos ao mesmo tempo. O indivíduo que participa exclusivamente do primeiro grupo, aquele que somente usufrui, corre sérios riscos de deixar sua mente “mal acostumada”. Pois o alto uso da tecnologia, exime muitos pensamentos e esforços, que pode ocasionar certo enferrujamento mental e físico.

Não só por este ponto de vista que podemos discorrer sobre a tecnologia. Pois a mesma é benéfica, e podemos e devemos aprender a utilizá-la dentro de um ambiente de equilíbrio. Na atualidade existe um domínio bastante considerável sobre os meio técnicos. Isto proporciona uma evolução explosiva onde o que é novidade hoje, amanhã já se tornou obsoleto. Devido a tal agressividade, é que se exige um desdobramento para que se possa acompanhar os avanços, aprendendo, discernindo e utilizando-os ao mesmo tempo.

1.3 Principais avanços tecnológicos atuais

O desenvolvimento da tecnologia está proporcionando a ela uma abrangente disseminação, privilegiando a melhoria da qualidade de setores como saúde, educação, segurança e no mercado de negócios.

A informatização atinge os extremos, pois até no campo, onde existia a maior morosidade do desenvolvimento, encontramos avanços. Sistemas de irrigação computadorizados e rastreamento de gado são bons exemplos, que tornam verídica esta afirmação.

Se já não bastasse a modernização que a tecnologia traz, buscando de certa forma, um maior conforto e uma estilização, nos deparamos com a nanotecnologia, responsável pelo desenvolvimento de chips e dispositivos em tamanho reduzido e portáteis, como exemplo palmtops, notbooks e celulares.

Em uma sociedade exigente e voltada para o modismo, faz-se necessário a criação e desenvolvimento de aparelhos e dispositivos que, além de funcionais, estejam associados a um designer moderno e inovador, dotado de um algo mais.

Embora seja bastante vasto e complexo, o mercado que engloba os meios tecnológicos, tem tornado-se bastante difícil obter um destaque. Pois existe uma agressividade no campo informatizado, exigindo que o produto desenvolvido consiga ter uma qualidade atual, sem perder para o concorrente, que, também, tem em mente alcançar o auge do avanço naquele momento.

A defasagem de computadores e celulares é constante, podendo ocorrer em menos de dois meses. Motivo pelo qual é necessário estar pensando sempre a frete e com ousadia, para conseguir criar um produto vendível.

2. A nova tecnologia portátil (avanços)

2.1 Conceitos gerais

Como tendência natural da tecnologia, de gerar conforto e praticidade, surgiram equipamentos portáteis dos mais diversos tipos. Como fruto da evolução tecnológica, se esta já não bastasse, inventores empenham-se cada vez mais na nanotecnologia, que cria dispositivos em tamanho reduzido e que podem ser importantes peças para aparelhos móveis, como notbook, palmtop’s e outros.

Com a interação cada vez maior do homem com a informática, esta vem tornando-se peça crucial para o dia-a-dia contemporâneo. Notbook’s e PDA’s dão veracidade a esta afirmação; executivos usam de seus laptop’s em visitas a clientes, evitado, assim, ligações ou retornos ao escritório para possíveis processamentos. Além disso as baterias de longa duração permitem acesso ao micro, ou banco de dados, nos mais diversos locais. Bons exemplos são viagens, locais sem energia e até na cama, pois para os programadores faz-se necessário registrar uma idéia no momento que ela surge.

De alta importância são os portáteis, na atualidade, podemos observar a dependência que muitos já se encontram destes modernos recursos. De acordo com o site da Wikipédia, notamos a seguinte observação:


Laptops podem ser divididos em duas categorias: os portáteis voltados especialmente aos que necessitam de um computador como acessório de trabalho, mas, que se locomove como freqüência entre um lugar e outro; e os desktops replacements, voltados a pessoas que querem computadores com alguma mobilidade, com performance semelhante a de um computador de mesa.”


Com isso, verificamos a adequação e adaptação da tecnologia móvel aos mais diversos cenários e realidades.

2.2 Problemática

Incontestavelmente, podemos afirmar, que os meios tecnológicos estão totalmente voltados par o bem estar do ser humano, porém, existe um fator importante que às vezes pode limitar este acesso: o fator financeiro.

Como conseqüência disso, quanto mais atual a tecnologia, mais cara sairá para o mercado consumidor. Entretanto existe o amparo da concorrência e da agressiva evolução dos meios tecnológicos, que faz com que os preços caiam rapidamente.

Para a tecnologia portátil, isto ocorre de maneira menos rápida, pois, o mercado destes produtos é destinado a um público mais restrito, visto que estes aparelhos agregam uma maior dificuldade de adaptação ao usuário, devido a menores teclados e restrição de recurso proveniente de seu tamanho reduzido.

Conclusão

Interessante foi a forma que o ser humano fez uso de sua capacidade intelectual para produção dos meios tecnológicos. Embora um recurso que exigisse o saber para sua confecção, este mesmo teve seu atrofiamento a partir do momento que passamos a usufruir das facilidades da tecnologia.

Louvável foi o empenho de estudiosos, que embora não obtiveram êxito e expressão com seus inventos, mas, serviram como referencial para a formação do produto final quem temos hoje: a informática.

A informatização permitiu ampliar o poder de comunicação entre os seres, facilitando as relações comerciais interpessoais, gerando, assim, o termo globalização.

Em busca insaciável de conforto e praticidade, ser humano usou de sua capacidade produtiva para a construção de aparelhos informatizados portáteis. Um enxame de notbook’s, palmtop’s e celulares invadira o mercado, mudando totalmente a capacidade de mobilidade do ser humano. O acesso a internet tornou-se possível nos mais variados locais, o homem não domina o mundo, mas pelo menos sabe o que está acontecendo nele.

Embora temos a tecnologia dos meios informatizados como fruto da inteligência humana, observando por outro prisma, vimos a causadora do atrofiamento intelectual.

Abstract

Better aiming at agreement, and magnifying of the vision field, in what respect is said the technology and its advances, the confection of this article of scientific character was carried through. In it is possible to always have bigger contact with certain particularitities of computer science intercalated with the true necessities human beings, worrying about the best form of conciliation in this relation between man and technology. The form with that the society could intellectually evolve and the dependence generated before the benefits brought for the inventions, is argued in this article, aiming at, thus, awareness and exposition of the ideas of its author.

Referências Bibliográficas

- GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 14. ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1988

- Wikipedia, A enciclopédia livre. Seção: Tecnologia Portátil. Disponível em: . Acessado em: Out/2006



[1] Alessandro José da Silva é estudante universitário, cursando o primeiro ano do curso Tecnologia em Redes de Computadores, pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Trindade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonito o cara da foto...

WILTON MEDEIROS disse...

o texto tpa ficando bom, contudo existem algumas correções a serem feitas... me passe o seu e-mail que te mando diretamente todas observações.