22 novembro 2006

Artigo Científico

Hércules de Campos Júnior

Resumo

Uma palavrinha tão meticulosa, mas porém quem tem importante destaque na vida social de todas as pessoas, o mundo gira em torno da informação, pensadores antigos já imaginavam o poder que a informação viria a adquirir no passar do tempo.
Na atualidade, um fator de preocupação educacional e a forma de manipular a tecnologia.
De certa forma, apesar das advindas vantagens da grande fonte de informação da atualidade, a internet, uma inúmera serie de problemas são decorrentes de sua vasta gama de possibilidade de acessos e trocas de informação, problemas estes, quês causam prejuízos a empresas de vários setores do mercado.
A internet é uma grande ferramenta, mas que como todas as outras, tem seu lado positivo e seu lado negativo, é só compararmos a outros instrumentos e utilitários quaisquer, da mesma forma que uma faca é indispensável no uso domestico também é perigosa e pode levar a conseqüências irreversíveis dependendo da forma que for empregada.

Produção de artigo cientifico

1.1 Conexão discursiva entre textos diversos
Analise de idéias cientificas
Arremate de conceitos objetivos
Enfeixamento de núcleo temático

Informação no mundo de hoje é uma da principais formas de se conseguir as coisas, principalmente quem deseja ser dominador. Uma palavrinha tão meticulosa, mas porém quem tem importante destaque na vida social de todas as pessoas, o mundo gira em torno da informação, pensadores antigos já imaginavam o poder que a informação viria a adquirir no passar do tempo.
No entanto, muitas pessoas ainda não tem noção de como tratar a informação que recebe, pois, além de ter a informação, o problema gira em torno de como lidar com ela. Conclui-se então que a maior parte de vários problema não esta voltada a falta de informação mas sim a falta de instrução.
A tecnologia e prova verdadeira disto, hoje, tão indispensável, tão presente, mas ainda a grande massa não tem noção de como lidar com isso.


1.2 Enfeixamento conceitua – núcleo comum
Embasamento histórico da informática

Fonte: Entenda o Computador – A revolução dos computadores – Rio de Janeiro – Nova Cultura: 1998

Desde o começo dos tempos, o homem vem procurando uma forma de facilitar o trabalho manual, uma forma de ficar mais simples e fácil as tarefas a serem realizadas. No inicio, o homem domesticou os animais, depois, achou formas de otimizar outras tarefas como os cálculos, entre outros. Como podemos ver, na evolução histórica humana, no inicio, usava-se sulcos (fendas) cavadas no chão usados para calcular, depois, criou-s ferramentas como o Ábaco ( de origem chinesa e japonesa) e assim veio evoluindo.
No entanto, essa necessidade de evolução nunca foi satisfeita e até os dias de hoje, essa necessidade de evolução é tida como uma das prioridade humana, como exemplo pode-se citar um trecho do livro “Entenda o Computador”; “em suam, os computadores estão enredado, na própria estrutura da vida moderna, o que torna praticamente impossível evitá-lo, ou mesmo ignorá-lo”.
Essa temática faz com que o computador, torne principal destaque na nossa vida, o mundo transformou-se rapidamente e de maneira quase satisfatória.


1.3 Tecnologia e atualidade

Na atualidade, um fator de preocupação educacional e a forma de manipular a tecnologia. Os trabalhos as profissões, todas, de alguma forma, estão relacionadas com a tecnologia, a manipulação de informações.
Temos que pôr na balança dos estudos o preparo e a experiência com aparelho modernos para que dessa forma possamos acompanhar o desenvolvimento não só do mundo, ou dos países mas, também, de nós mesmos.
A tecnologia, hoje em dia, escreve e tem sua própria característica e de alguma forma tudo que se faz está relacionado com esse desenvolvimento; esse aprimoramento das maneira de se lidar com as coisas.
Então, faz-se o necessário preparar para não ficarmos esquecidos no tempo e podermos ser mais socializáveis. Resumidamente, tudo está centralizando-se na educação de cada um se fazendo necessário o aprofundamento mais e mais sem parar.

2.1 A tecnologia da internet

Um tema de grande repercussão na atualidade é a internet. Uma ferramenta que por sua vez, possui uma vasta gama de recursos que fazem com que o mundo se focaliza no ponteiro de um mouse.
Através desta ferramenta, pode-se alcançar infinitos recursos, desde pequenas pesquisas a até possíveis relacionamentos interpessoais, sendo, para muitos uma porta para a socialização.
Apesar de seu lado negativo e as vezes até criminoso, mas, hoje, o que não possui um lado negativo; a internet provou ser capaz de auxiliar no desenvolvimento de pessoas até mesmo empresas, sendo de tal forma um portão para varias áreas do mercado.
As pessoas, então, têm a necessidade de se aprimorar para não ficarem perdidas na evolução, se tomarem mais efetivas e cada vez mais inteligentes.

2.2 Problemática

De certa forma, apesar das advindas vantagens da grande fonte de informação da atualidade, a internet, uma inúmera serie de problemas são decorrentes de sua vasta gama de possibilidade de acessos e trocas de informação, problemas estes, quês causam prejuízos a empresas de vários setores do mercado.
São problemas causados por usuários, que quando alcançam um certo nível de conhecimento em manipulação de dado, acabam, às vezes inocentemente, gerando problemas e prejuízos em empresas, e tudo isso para se alto beneficiar.
Tudo isso é decorrente da falta de consciência por parte de usuários desavisados, que acham que a internet é um baú de brinquedo comunitário onde tudo está ao alcance da mão.
Além deste problema citado, existe outros, às vezes geradores de situações bem piores que o acesso indevido de informações, como por exemplo, pode ser citado os problemas com “crakers” que implantam sistemas para destruir outros sistemas gerando prejuízos maiores, sem contar então, a pornografia que neste mundo eletrônico é totalmente gratuita de fácil acesso de menores, fora problemas morais que podem ser caudados por divulgação indevida de uma situação particular de uma pessoa.
A internet é uma grande ferramenta, mas que como todas as outras, tem seu lado positivo e seu lado negativo, é só compararmos a outros instrumentos e utilitários quaisquer, da mesma forma que uma faca é indispensável no uso domestico também é perigosa e pode levar a conseqüências irreversíveis dependendo da forma que for empregada. Assim está se tornando a internet, indispensável, o que falta é a precaução de uso.

Conclusão

Devido aos dados, nota-se que é muito presente todo o tipo de informação e que falta ainda saber a melhor maneira de lidar com ela. Apesar de estar no caminho, as pessoas na maioria das vezes não enxergam a magnitude do que lhes é oferecido, isto só é enxergado quando alguém vem e diz a elas.
Um fato é que a internet faz isso, mas quem liga pra isso?
Sabe-se apenas que está no caminho, nada é perfeito, mas tudo é adaptável, o que resta é esperar pra ver.

Bibliografia

Entenda o Computador – A revolução dos computadores – Rio de Janeiro – Nova Cultura: 1998

4 comentários:

WILTON MEDEIROS disse...

Hércules, ponha um título em seu texto. Além disso, é necessário que vc cite todas as fontes e autores pesquisados - os mesmos deverão comparecer na Bibliografia.

José Antonio disse...

BOM TRABALHO...PARABÉNS!

José Antonio disse...

Em tempo, tente melhorar seu texto, mas vc tá no caminho...
Abrçs,
Antonio.

Fabi disse...

Oi, Hécules!
Estou fazendo mestrado e tenho que escrever um artigo sobre rede social.E acabei lendo o seu texto.Gostei muito...quem sabe a partir desse posso aprimorar o meu artigo.
Fabi